OFLClipping - Semanário Teleológico
- Amanda Salomão
- 25 de ago. de 2017
- 5 min de leitura
Destaque da semana
As obras de Jorge Luis Borges são abrangentes, universais. E, em muitas vezes, difíceis de entender. É por esse motivo, para ajudar os desbravadores a adentrar mais profundamente na mente do argentino, que surge “Borges babilônico”, uma enciclopédia que se propõe a mapear as pessoas, os lugares e conceitos tão caros como referências ao autor. O projeto reúne mais de mil verbetes sobre a produção literária de Borges. Feito por especialistas, com profundidade e bibliografia extensa sobre estudos do autor, “Borges babilônico” conta com verbetes próximos a ensaios, que dão uma visão aprofundada de temas recorrentes em suas obras. Através da enciclopédia, é possível traçar um mapa afetivo de todas as fases do autor. Desde seu começo ultraísta (corrente literária de vanguarda surgida em Madri) até o fim da vida, em que se tornou um orador reconhecido, os diversos Borges são contemplados pelos verbetes.
O Globo - 19.08.2017

Ásia
Estudiosos abriram uma petição para que a Cambridge University Press, editora da Universidade de Cambridge, restaurasse mais de 300 artigos políticos que foram removidos de seu site na China à pedido das autoridades. Os estudiosos ressaltam suas preocupações com a liberdade de expressão e a interferência crescente do governo chinês nas organizações acadêmicas. A Cambridge University Press alegou que cumpriu um pedido das autoridades chinesas para bloquear certos artigos do "The China Quarterly". As matérias versavam sobre temas politicamente sensíveis, como a repressão da Praça Tiananmen, em 1989, a Revolução de 1966-1976 e o status do Tibet.
Bangkok Post - 21.08.2017
The Community Library Project em Gurgaon, na Índia, começou com o objetivo de receber mais e mais pessoas para ler livros, sendo abastecida majoritariamente por livros infantis e ficção para adultos. Localizado no centro de aprendizado da ONG Agrasar, esta biblioteca está aberta todos os dias da semana, das 10h às 17h. Os organizadores do projeto afirmam que a biblioteca funciona com amor e respeito. É uma iniciativa cidadã de baixo custo e voluntária, cujo objetivo é trazer a alegria da leitura para jovens e crianças, sobretudo para aqueles que não têm acesso a livros. Ainda, a biblioteca mantém um banco de dados para quantificar quantos livros cada criança já leu.
Hindustan Times - 21.08.2017
África
Jonathan Jansen, vice-reitor da University of the Free State in South Africa até um ano atrás, escreveu um livro sobre o setor de ensino superior do país. "Fire: the end of the South African university" é um dos vários livros recentes que se propuseram a dar sentido à crise atual nas universidades sul-africanas. A crise começou no início de 2015 com os protestos #RhodesMustFall e ganhou impulso ao longo do ano. Esses protestos alimentaram e, eventualmente, ultrapassaram o movimento nacional #FeesMustFall. As questões econômicas, culturais e políticas subjacentes que provocaram os protestos permanecem em grande parte não resolvidas. O livro gira em torno de três questões principais: o que de fato aconteceu? Por que aconteceu? E o que significa a crise de protesto para o futuro das universidades sul-africanas?
IOL - 22.08.2017
América do Norte
Enquanto os fãs de Game of Thrones esperam pela publicação do sexto livro, "The winds of winter", da saga "As Crônicas de Gelo e Fogo", a Cushing Library, da Texas A&M University, disponibilizou para acesso 300 caixas de escritos doados pelo autor George RR. Martin em 1993. O objetivo da Universidade é atrair usuários e fãs da saga para a Biblioteca, de modo que possam pesquisar, por entre os arquivos do autor, pistas e "spoilers" dos próximos livros de Game of Thrones.
The Guardian - 25.08.2017
O reitor da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Enrique Graue, inaugurou a Feria Internacional del Libro Universitario (Filuni) no Centro de Exposiciones y Congresos da instituição, onde ele salientou que esta reunião serve para "reforçar os laços e enriquecer as relações entre as universidades. Haverá quatro exposições, duas no Centro de Exposiciones y Congresos da UNAM e mais duas em locais fora da cidade universitária: “Destierro/Des-Cielo, de París a la República. 1924-1930”, Centro Cultural España. Ela será aberta com a conferência “Unamuno: Los días del destierro”, proferida por Jean-Claude e Colette Rabaté.
Até 27 de agosto, o Filuni receberá 300 profissionais de nove países; oferecerá 200 atividades profissionais, culturais e acadêmicas, com a participação de 375 expositores, dentre concertos e exposições.
La Razón - 22.08.2017
América Central
Transmitir conhecimento às crianças sempre fora considerado como uma tarefa árdua para o mercado editorial, que vem tentando, nos últimos tempos, tornar-se mais diversificado e sofisticado. Os livros de divulgação, que têm uma função informativa, busca apresentar o mundo de forma mais adequada ao público infantil. Por meio de estratégias narrativas, os livros de divulgação, que superam o objetivo da enciclopédia e do formato "perguntas e respostas", buscam disseminar o conhecimento por meio de relatos, fotos, imagens e atrativos, de modo a facilitar o aprendizado, sobretudo de temas mais complexos, por parte das crianças.
La Nación - 20.08.2017
América do Sul
Muitas crianças e adolescentes dos anos 70 e 80 adquiriram o gosto pela leitura graças a uma coleção de livros lançada no início dos anos 70 pela Editora Ática: a Coleção Vaga-Lume. Os livrinhos, destinados ao público infanto-juvenil, foram um grande sucesso naquela época, e continuam sendo publicados até hoje. A coleção nasceu no final de 1972 e ajudou muito a Ática a se fortalecer no mercado editorial, porque foram imaginados para serem usados nas escolas, como fonte de leitura para trabalhos escolares.
Gazeta Online - 24.08.2017
Europa
Para o autor britânico Daniel Tammet, o autismo não foi uma barreira para que se tornasse um escritor internacionalmente conhecido. Tammet afirma que se encontrou na literatura, sobretudo após o sucesso internacional de seu livro "Born on a blue day", através do qual recebeu inúmeros elogios e pedidos de leitores de todo o mundo para que escrevesse uma continuação. Para o autor, onde alguns britânicos e norte-americanos enxergavam apenas um "autista", alemães, espanhóis, brasileiros e japoneses viam algo mais, enviando inúmeras cartas para que Daniel continuasse a escrever.
The Guardian - 25.08.2017
Oceania
O Canberra Writers Festival teve seu início nessa semana e conta com atividades que agradam a todos os públicos. Ao decorrer do festival, será possível encontrar workshops, palestras, tempo e espaço para leitura, desde o público infanto-juvenil até o adulto.
The Canberra Times - 24.08.2017